Como foi o Endurance Challenge das Agulhas Negras
Kailash Team Neptunia venceu a maioria das provas do The North Face Endurance Challenge, que aconteceu no último final de semana aconteceu em Visconde de Mauá, município do RJ.
O reconhecido circuito de ultra trail running chegou ao Brasil, tendo sido esta sua primeira edição. Os melhores atletas de trail run do Brasil se reuniram, para as diferentes distâncias: 11km, 21km, 50km e 80km.
Apesar de preferir distâncias maiores, fui para encarar os 50km, uma vez que 3 semanas antes tinha feito uma corrida de aventura de 200km e 29h. Seria prudente então não acumular tanta prova longa para evitar lesões.
Junto comigo, todos os atletas do Kailash Team Neptunia, participando em diferentes distâncias.
A largada dos 80km foi às 04:00 e a minha largada (50km) às 06:00, ainda antes de saírem os primeiros raios de sol.
Largaram comigo do team Kailash Ernani Souza e o Ivan Pires, ambos cotados para o podium.
Inicio de prova bastante fresco, mas a partir das 11:00 o sol esquentou bastante. Nos 50km, o percurso foi marcado por um down-hill de quase 8km todo em single-track em meio a uma belíssima mata ainda no inicio da prova. Do km10 ao 18 predominância de estradas com pouca altimetria e no km 18 iniciou a subida da serra. Após atingir o topo da serra , no km23, o percurso seguiu entre muitas estradas de terra e algumas trilhas. Muitos rios pelo caminho, o que deixava os pés sempre úmidos.
A partir do km 30, a prova “pesou” para mim e ja não consegui manter ritmo constante. Intercalava trechos correndo com trechos caminhando. Próximo ao final, me dei conta que a distancia estava defasada em 4km do anunciado. Ao invés dos 50km, foram 54,4km. Esta distância a mais quando estamos extremamente cansados e ja fazendo contagem regressiva não é nada agradável. Mas o desafio maior era igual para todos. Fazer 10% a mais dói, mas quem se propões a fazer uma ultra trail, deve estar preparado sempre para os imprevistos e doses extras de superação.
Assim, extenuado e dolorido, terminei a prova. Sem podium, consegui apenas ficar entre o Top10. Mas muito feliz pelo resultado dos parceiros de equipe.
Ernani Souza, venceu os 50km. Nos 80km, Gilliard Pinheiro foi o grande campeão e nos 21km, Alexandre Manzan venceu. E ainda no feminino, os 80km foram vencidos pela incrível Fernanda Maciel, seguida pela atleta da Kailash Letícia Saltori.
Tão bom quanto a sensação de superação, foi confraternizar com minha esposa, filha e amigos ao fim da prova. Pouco menos de 6 horas de prova para muitas horas de conversa depois.